VI(VER) diálogo gráfico

Salete Mulin


A Graphias Casa da Gravura tem realizado, ao longo de dez anos de trabalho na área gráfica artística, algumas parcerias que se destacam, entre elas as realizadas com o núcleo de artistas paulistanos que idealizaram os ciclos de mostras VI(VER). Nas duas exposições que antecederam a esta, o cerne da discussão era o desenho associado a suas manifestações, tanto na forma mais pura, do traço sobre o papel, quanto nas possíveis contaminações com a pintura, a escultura, a gravura, o grafite....culminando em extenso mural, como intervenção urbana no entorno da galeria. Essa parceria tem extravasado assim o limite do espaço expositivo, abarcando discussões mais amplas, incluindo aí  o debate sobre “O desenho” ocorrido no atelier da Graphias, em abril de 2011, com a participação de Marcello Grassmann, Evandro Carlos Jardim, Leon Kossovitch, Armando Bagolin e Mayra Laudanna.
Dando continuidade a esses encontros com o grupo, a Graphias recebe agora o projeto VI(VER)  diálogo gráfico. Se antes as permeações do tema: o desenho, manifestavam-se na reunião de diversas linguagens artísticas, agora a mostra está mais focada nas experimentações gráficas que envolvem a gravura. Nesse sentido, o tema encontra uma aproximação ainda maior com o trabalho desenvolvido pelo atelier Graphias, no qual a abordagem gráfica se dá pela pesquisa,  prática, discussão e avaliação de resultados dos mais diversos processos técnicos ligados à gravura.
Dessa forma VI(VER)  diálogo gráfico vem de encontro a nossa mais legítima vivência, sedimentando a construção de um pensamento comum que reafirma, através do traço, da linha, da mancha... uma marca impregnada pela singularidade e ampliada pela ação coletiva.


Nenhum comentário: