DIÁLOGOS GRÁFICOS

Hélio Schonmann



O projeto VI(VER) diálogo gráfico  tem foco voltado para um campo efervescente da produção artística em nosso estado. Essa efervescência vem se materializando na multiplicação de núcleos de artistas que cultivam as linguagens gráficas e na ampliação do circuito expositivo destinado a essa produção. E é exatamente a parceria com um dos espaços mais emblemáticos desse circuito - a Graphias Casa da Gravura - que tornou possível a realização do presente ciclo itinerante.
A exposição foi concebida como ponto de intersecção entre dois eixos, um espacial e outro temporal. O recorte espacial desenha-se da capital paulista em direção a cidades próximas e constitui ponto de partida. O recorte temporal visa promover um encontro multigeracional, adensando o conteúdo das mostras.
Reunimos nesse ciclo expositivo os universos do desenho e da gravura - campos próximos e distantes, a um só tempo. O desenho já foi definido como uma linguagem direta, em contraste com a gravura – procedimento indireto, no qual a ação do artista se dá sobre a matriz, a partir da qual é gerada a estampa. Entendemos que essa interlocução entre linguagens estimula a pesquisa artística, constituindo um eixo em torno do qual outras interlocuções – realizadas nos encontros abertos, oficinas, debates e workshops – podem ser construídas.
A ideia de processo é determinante na itinerância que estamos promovendo: a produção visual realizada ao longo das mostras será incorporada ao núcleo de trabalhos expostos, resultando numa sequência de exposições diferentes e interligadas, levando ao público não somente obras sobre papel e outros suportes, mas também um painel destinado à fruição tátil de matrizes de gravura e linguagens afins. O desdobramento para o espaço público, através de murais colaborativos de lambe-lambe, é outra importante dimensão de VI(VER) diálogo gráfico.
Focalizando, através desse conjunto coordenado de iniciativas, questões que remetem à produção, pesquisa, difusão e fruição no âmbito das linguagens gráficas, o projeto visa estimular reflexão sobre a natureza desse fazer, sua trajetória em nosso meio e seu papel, no contexto da vida contemporânea.

Nenhum comentário: